SUA CAMERA
Se você já possui uma, pode pular esta seção. E falando sério, você não precisa ter o modelo mais recente do mercado, qualquer câmera que você tiver irá ajudá-lo a começar e, com o tempo, você poderá mudar para o equipamento que melhor se adapta às suas necessidades.
Se, por outro lado, você não tem nenhuma, posso ajudar na escolha, tenha sempre em mente que a câmera não faz o fotógrafo . Ou dito de outra forma: com as melhores câmeras você pode tirar fotos ruins.
A luz, o enquadramento, o ângulo, a gestão da cor, a configuração escolhida, o momento preciso... são alguns dos elementos mais decisivos na hora de tirar uma fotografia espetacular e nenhum deles depende da câmara. Com isso não quero dizer que não importa qual câmera você escolha: de jeito nenhum. Só estou dizendo que há algumas coisas que a câmera faz e outras que o fotógrafo deveria fazer.
Qual câmera eu preciso então?
Uma das primeiras perguntas que teremos que nos fazer ao adquirir uma nova câmera é justamente o tipo de câmera que nos interessa. Como você já sabe, existem muitos tipos no mercado , desde câmeras compactas básicas até câmeras compactas avançadas, DSLR, mirrorless ou até câmeras de ação. Vejamos seus recursos mais notáveis, um por um.
As câmeras compactas básicas de hoje já são muito parecidas com os resultados que nossa câmera do smartphone pode nos dar. São leves e pequenas, mas este tipo de câmera não possui lentes intercambiáveis, e não servem para fazer cursos de fotografia por não ter opções de ajustes de Tempo de obturador, Abertura de Diafragma e ISO.
Se você realmente gosta de fotografia e deseja continuar aprendendo e controlando sua câmera, talvez seja necessário dar um passo adiante e dar uma olhada nas câmeras DSLR ou Mirrorless
As câmeras mais conhecidas são sem dúvida as DSLRs , que tendem a ser bem maiores e mais pesadas, o que resulta em melhor ergonomia e aderência.
Além disso, possuem vários botões no corpo que nos ajudarão a configurá-lo de forma rápida e confortável. Os sensores que possuem são maiores que os das câmeras compactas, o que também nos permitirá obter maior qualidade de imagem.
As câmeras DSLR também nos dão a possibilidade de troca de lentes , o que nos ajudará muito a obter ótimos resultados em diferentes tipos de fotografia. Claro que podemos configurar a câmera para automático, mas também para manual , e praticamente todas essas câmeras nos permitirão fotografar em formato RAW , algo que as câmeras compactas mais básicas não nos permitem fazer.
Exemplo: Canon T7 ou SLR3 > LINK LOJA CANON
São as mais modernas, caracterizadas justamente por não possuírem espelho ou pentaprisma no corpo e, apesar disso, permitem-nos obter uma qualidade de imagem muito boa.
As câmeras sem espelho são geralmente mais leves e menores em tamanho do que as câmeras DSLR. Seu foco automático e qualidade de gravação de vídeo são alguns de seus pontos fortes, e como desvantagens destacamos seu alto consumo de bateria ao trabalhar com visor eletrônico e não óptico.
Outro ponto importante é conseguir registrar mais fotos por segundo, em esportes de ação faz toda diferença;
Exemplo: Canon R7 ou R10 tem bom custo benefício > LINK LOJA CANON